Mercado - Análise Externa

Mercado Analise Externa.jpg

No primeiro passo do enquadramento estratégico, vamos definir o nosso mercado e as tendências que o afectam e que poderão afectar num futuro próximo.

Desta forma, devemos trabalhar nos seguintes temas em conjunto com as equipas de Vendas e Marketing sob coordenação da Direcção Geral:

  1. Análise de Tendências no Negócio - o que o cliente procura

    • A hotelaria, tal como o mundo, está em constante evolução e, por isso mesmo, é fundamental estarmos atentos a novas tendências que estão a ter sucesso noutros hotéis do nosso mercado (ex: há poucos anos discutia-se se os hotéis deveriam ter a wifi gratuita ou paga), assim como noutros hotéis e outro tipo de alojamentos internacionais (o sucesso dos alojamentos locais ajudou os hotéis a evoluírem nos seus serviços). Em última análise, devemos considerar alterações que estão a afectar os nossos clientes e que alteram o seu comportamento (a procura de clientes por locais “instagramáveis” na sua viagem afectou primeiro os locais, depois os hotéis e, em último caso, o nosso mercado).

    • É essencial perceber a jornada do cliente e perceber os momentos em que o cliente utiliza diferentes plataformas para definir a sua viagem.

    • Identificar key facilities que são hoje em dia obrigatórios para qualquer cliente (mais uma vez o free wifi como uma obrigatoriedade nos dias de hoje).

  2. Inventário de Mercados Emissores

    • É essencial identificar mercados emissores quer para o nosso destino, quer para produtos semelhantes ao nosso, considerando potenciais inovações/evoluções que podemos desenvolver.

    • Avaliar esses mercados de acordo com:

      • Número de voos para o nosso país

      • Feriados e férias escolares

      • Evolução económica e política dos últimos anos  

      • Interesses adicionais na sua viagem além do hotel (outros produtos complementares que procuram no nosso destino - p.e. museus)

  3. Avaliar Top Hotel Brands e Cadeias em ascensão

    • Fazer um enquadramento estratégico sem considerar os principais players do mercado é sempre um erro. Este passo é essencial para termos uma perspectiva global. As grandes cadeias internacionais e as cadeias em ascensão são sempre um barómetro do que o mercado procura.

    • Numa análise rápida, vemos que o mercado está a apostar em novos formatos de serviço, deixando os standards de produto e serviço que foram moda até ao ano 2000. Vimos nos últimos anos a Marriott desenvolver e apostar em marcas disruptivas como a Aloft ou a W (ainda dos tempos de Starwood) e a comprar a soft-brand Design Hotels. Da mesma forma, a IHG comprou a Kimpton Hotels e desenvolveu a Even Hotels.

    • Da mesma forma, cadeias em ascensão como a OYO ou a Minor Hotels ajudam-nos a perceber potenciais nichos de mercado que estavam totalmente esquecidos (no caso da Oyo) ou o impacto do crescimento da hotelaria na Ásia na criação de valor no mercado (casos da Oyo, da Minor, da Shangri La e Jin Jiang)

 
 
formação online e consultoria xlr8.jpg

Quer aplicar as melhores práticas em Revenue Management de cadeias internacionais, na sua unidade hoteleira, para o aumento de receita?

Somos especialistas em Revenue Management, quer em cadeias internacionais e nacionais, quer em hotéis independentes. Olhamos para o seu negócio numa perspectiva agregadora e encontramos soluções criativas para gerar mais receita!

Marque uma reunião exploratória sem compromisso e veja como podemos trabalhar em conjunto.

 

Este artigo faz parte da nossa Série #InstitutoRM nos quais procuramos explicar de uma forma descomplicada conceitos básicos de Revenue Management. Para mais informações siga o link https://www.xlr8rms.com/blog-InstitutoRM