Importância da AI na Hotelaria
Quando falamos de AI (Artificial Intelligence), a primeira ideia que vem à nossa mente é uma máquina tentando nos controlar. Mas isso está completamente errado.
Em poucas palavras, AI é uma ferramenta criada para ajudar pessoas a tomarem melhores decisões ou mesmo poupar tempo em tarefas cotidianas.
Quando o assunto é AI, devemos ter em mente que são basicamente 3 os objetivos dessa tecnologia:
Optimizar processos
Minimizar custos
Maximizar receita
Após compreendermos esses objetivos, a próxima pergunta que surge é: Como podemos utilizar AI em hotelaria com base nesses objetivos? Vamos responder a essa pergunta nas próximas linhas.
1. Optimizar processos
Um dos objetivos mais importantes é poupar tempo para o gestor hoteleiro. E quando queremos optimizar processos, é exatamente isso que estamos falando. Um gestor pode perder muitas horas do seu dia tentando achar o melhor caminho para conduzir o seu hotel, mas como seres humanos, não conseguem enxergar muito além dos próximos passos, quanto mais ver o panorama geral. Por isso, torna-se necessário desenvolver uma ferramenta que o auxilie nesses processos e é nessa etapa que entra o AI.
A AI vai juntar toda a informação que colocamos nos nossos sistemas (também conhecida como Big Data) e com isso analisar o que aconteceu no passado, o que está acontecendo no presente e quais os possíveis cenários do futuro. O resultado dessa análise é uma recomendação de direcionamento para onde o gestor deve ir, sendo que a última palavra é sempre do gestor.
2. Minimizar custos
Quando temos uma proposta de AI com os melhores caminhos para o nosso hotel, as decisões que antes eram difíceis se tornam cada vez mais simples. Nesse momento, entra o segundo objetivo: minimizar custos.
Quando poupamos tempo em tarefas que nossa AI pode realizar, focamos no que realmente importa, pois todos sabemos que tempo é dinheiro. Exemplo do que mais conhecemos e trabalhamos, é a previsão de procura|demanda.
Quando temos uma previsão de ocupação dos nossos hotéis, conseguimos gerir muito melhor o pessoal suficiente para desenvolver as tarefas necessárias, tal como o número de elementos da limpeza | camareiras ou o número de elementos da equipa do pequeno-almoço | café da manhã.
3. Maximizar receita
Para maximizar receita utilizamos duas tecnologias: previsão de procura | demanda e previsão de preços. Quando queremos maximizar a nossa receita, essas tecnologias nos dão todo o suporte necessário para isso. Saberemos quando o nosso hotel terá maior procura e assim podemos utilizar o melhor preço para o público.
Quando houver pouca demanda, sabemos que é momento para baixar preços, criar melhores ofertas e procurar outras formas de atrair mais pessoas para nosso hotel.
AI não é o futuro, mas o presente!
E vai diferenciar a qualidade dos hotéis no século XXI.